top of page

Curso Técnico em Contabilidade: um dos cursos que mais empregam


O Técnico em Contabilidade encontra inúmeras oportunidades de trabalho no mercado brasileiro. Mas muitas vezes ele é um profissional que tem muita experiência no currículo, porém, não tem um diploma na área.


Primeiramente, vamos conhecer melhor a profissão? Então, o Técnico em Contabilidade tem nível médio de ensino e atua em instituições públicas e particulares.


Assim, ele não exerce as mesmas funções de um Contador, que é formado numa faculdade. Mas ele é responsável pelas seguintes tarefas:

  • fazer a escrituração de atos e fatos administrativos;

  • efetuar lançamentos contábeis em geral;

  • acompanhar o controle financeiro dos contratos;

  • conferir e separar documentos de ordem financeira e contábil;

  • aprontar guias de recolhimento de impostos;

  • analisar documentos contábeis;

  • registrar as informações contábeis da empresa.

Portanto, essas e muitas outras funções fazem parte do dia a dia do Técnico em Contabilidade. Não é pouco, não é verdade? E lembrando que o profissional pode trabalhar em órgãos do governo, em departamentos contábeis e financeiros de empresas, em escritórios de contabilidade ou ainda ser autônomo, podendo trabalhar como prestador de serviços.

Técnico em Contabilidade: os salários são atrativos

Mas e o salário? Aliás, essa é uma dúvida que muitas pessoas que conhecem um Técnico em Contabilidade têm. Segundo os maiores sites de emprego do país, o profissional pode iniciar sua carreira com uma remuneração de R$ 3.000,94, que é a média do piso nacional. Porém, pode chegar a R$ 8.250,46.


E, então, seus conhecidos que trabalham na área recebem isso? Em suma, não se assuste se os valores forem diferentes, pois cada empresa, cada região do país e o nível de conhecimento do Técnico em Contabilidade interferem no salário.


Mas o fato é que o Técnico em Contabilidade não precisa trabalhar apenas nesta função para o resto da vida. Assim, com o passar dos anos ele pode adquirir novos conhecimentos e competências, podendo assim agregar valor à sua carreira e, consequentemente, ganhar mais.


Nesse sentido, o profissional pode fazer um curso voltado à Administração ou Economia. Por consequência, ele também pode trabalhar como escriturário num banco e, quem sabe, até chegar à gerência se tiver as certificações bancárias exigidas.

 
 
 

Comments


bottom of page